quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Entrevista com o blog Literatura e Coisinhas: http://bit.ly/9U9t0f

Entrevista com Regina Monge-Autora do livro A Escolha de Cada Um.

REGINA MONGE, de 43 anos, é autora do livro A Escolha de Cada Um, publicado esse ano sob o selo “Novos Talentos da Literatura Brasileira” da editora Novo Século. Ela aceitou estrear a série de entrevistas do blog , contando sobre como fez o livro A Escolha de Cada Um, do processo de publicação no Brasil, entre outros.
Ela foi muito simpática e carinhosa em responder as minhas perguntas.
E recomendo a todos que leiam o livros, pois ele é DESLUMBRANTE.


1-Você sempre sonhou ser uma escritora.
Gostaria de dizer, antes de mais nada, que é um prazer poder conceder essa entrevista ao blog Leitura e Coisinhas e compartilhar um pouco da minha vida com todos os leitores que por aqui passam.

Tudo fui um processo para chegar ao livro, mas não posso dizer que foi um sonho de menina. Ao longo dos anos, surgiu a ideia e foi amadurecendo. Nesse momento posso afirmar que seria um sonho poder dedicar apenas a escrever livros, idéias não faltam (rsrsrsr)

2-Como você começou a escrever o livro “ A escolha de cada um”:
Quando adolescente, entre os 12 e 15 anos, mesmo nascida em uma família simples, com pouco acesso à cultura, numa época em que a informação não era tão rápida como nos dias de hoje, comecei a escrever algumas poesias e a colecionar frases de grandes pensadores que, de alguma forma, tocavam meu espírito inquieto, desde aquela época. Mas não imaginava ser escritora, isso veio muitos anos depois, quando tive a ideia desse projeto.

Em 1991, no meio do trabalho, tive a inspiração para a primeira parte do livro e registrei tudo; tenho guardadas, até hoje, as folhas já amareladas pelo tempo. Como era recém chegada à Capital, tinha muitas pendências a resolver, como faculdade, trabalho e os anos foram passando, sem tempo para escrever. E só em 2002 tive a ideia para a segunda parte; registrei mas, também, ficou arquivada por outro tanto de tempo.

Foi, então, no ano de 2008, que decidi escrever o livro; muitas coisas mudaram, desde os primeiros registros, mas o eixo principal se manteve intacto, desde o início.

Após finalizar o projeto, no segundo semestre de 2008, enviei os originais para várias editoras e, em alguns casos, eu mal postava o original e, dois dias depois, recebia uma carta padrão, dizendo que o catálogo da editora para próximas publicações estava completo, para o próximo período de dois anos. Foi só no final de 2009 que consegui uma resposta positiva da Novo Século Editora, querendo publicar meu livro. Assinei um contrato com eles e, no início de 2010, revisei o livro para publicação e, no final de julho, ele foi lançado na livraria Saraiva.

3-Qual foram as principais pessoas que te apoiaram?
Os apoios vieram após o livro finalizado e durante o processo de negociação e ajustes finais com a editora até o lançamento.

A etapa de colocar as palavras numa página em branco na sua frente, criar a história, os personagens é lenta e solitária, e muito gratificante, no final.

Talvez o melhor apoio e companheiro nesses momentos seja uma taça de vinho ao lado esquerdo da tela (rsrsrsr).

4-O que você acha do mercado editorial?
Um número pequeno de editoras domina uma fatia grande do mercado editorial brasileiro, consequentemente as editoras com maior sucesso acabam tendo vantagens competitivas, na divulgação e na mídia, por exemplo.
O mercado editorial ainda tem uma participação pequena na economia do país se comparado a outros países. No Brasil, o hábito da leitura, muitas vezes, é um ato de imposição da escola ou do trabalho, o que nos faz ficar abaixo no ranking de países vizinhos da América Latina.

5-Bem, eu não poderia deixar de perguntar. Sendo você uma exceção ao tema de Vampiros e Anjos, o que você acha dessa moda de hoje em dia?
Como você mesmo menciona é uma vertente em alta, apresentando bons títulos e muitos leitores; então, há uma tendência na exploração do tema, que ainda deve durar um bom tempo. Mas já está chegando uma fase nova, a dos anjos e deverá ter um crescimento assim, também.

O legal é que somos pessoas diferentes e há público para todos os estilos, o importante é estarmos lendo mais e há espaço para todos.

6-Sabe- se que infelizmente não é fácil um autor iniciante publicar um livro no Brasil. Pode nos contar como foi o processo de publicação do seu livro? Teve dificuldade?Ele foi logo aceito?
Escrever um livro é um processo muito pessoal, é você e suas idéias diante de um computador que registra cada palavra que sai de você; depois, vem o processo de ler e reescrever, até achar o ponto ideal. Em particular em 2008, quando escrevi o livro, estava vivendo um momento muito difícil da minha vida, sem ter certeza até hoje do real motivo. Eu estava vivendo um processo de depressão que começou muitos anos antes e teve longos anos de duração. Não foi fácil encontrar ânimo para escrever, pois eu quase não tinha vontade de fazer nada; então, escrever naquele momento foi uma luta, foi uma dura escolha. Por isso, quando afirmo que nossa vida é feita de escolhas, vivi situações diversas onde escolher continuar ou desistir foram sempre muito presentes.


7-O livro “ A escolha da felicidade” evoca muito a importância da felicidade na vida das pessoas.Você se considera uma pessoas feliz?
Desde criança, sempre fui uma pessoa feliz, criava meus mundos e amigos imaginários e me divertia muito. Com o passar dos anos, essa felicidade amadureceu e continuou, até um momento em que me vi cair no abismo da tristeza, com uma forte depressão, que durou anos.

Então percebi: estar feliz ou triste é um ir e vir. Apesar de difíceis, os momentos de infelicidade funcionam como uma mola propulsora que nos faz amadurecer, a pensar e repensar nossas atitudes, nossos projetos e nossa vida.

As pessoas perdem tempo demais, tentando buscar explicações ou motivos para entender suas fraquezas e decepções. Na contramão da tristeza, a resposta para a felicidade é, simplesmente, sentir-se bem.

Felicidade se atinge pelo exercício e, acreditem, ela existe e está muito perto de você.

Sim, me considero uma pessoa muito feliz!

8-Depois de nos apresentar a nós, brasileiros, com “A escolha de cada um”, pode nos adiantar se já esta com algum outro projeto de livro?
Tenho três sinopses prontas que considero bem legais para começar a escrever. O difícil será precisar esse início; como minha atividade principal demanda muito de mim, sobra pouco tempo para a literatura e ainda estou no processo de divulgação de “A Escolha de Cada Um” . Mas vocês podem esperar por algo bem legal, a única certeza que posso prometer é que não vou demorar tanto para escrever como foi esse primeiro. Talvez eu inicie por um projeto que vai contar a história de uma personagem jovem, que em uma viagem para a Europa e em visita a um determinado ponto turístico, vai começar a sentir reminiscências de uma vida passada, vivida na Idade Média

9-Perguntar rápidas:

-Qual o seu filme favorito:São vários, vou citar um dos últimos que gostei muito: AntiCristo, Lars von Trier
-Cor favorita:Azul
-Melhor livro: Dom Quixote de La Mancha – Miguel de Cervantes
-Melhor personagem de livro:Dom Quixote
-Um sonho a realizar:Viver de Literatura
-Uma música preferida:Vou citar uma recente: Surround Me With Your Love - Porter
-Um autor preferido:Philip Roth
-Uma comida:Paella Marinera
-Um lugar:Palma de Mallorca – Ilhas Baleares - Espanha

10-E para terminar, gostaria de mandar algum recado para os nossos leitores?
Não é bem recado; é mais um pedido: se vocês tiverem a oportunidade de ler a “Escolha de Cada Um”, meu filhote primogênito, e gostarem do enredo , das mensagens e personagens, divulguem a seus familiares , amigos , a todos seus contatos na rede.Vamos ver se com essa corrente boca a boca ele possa atingir o maior número de pessoas e , assim, cumprir sua missão.

Para quem quiser me escrever, para registrar sua opinião, perguntar algo, sugerir, deixo meu e-mail à disposição: autora_aescolha@terra.com.br e twitter: @ReginaMonge

Nenhum comentário:

Postar um comentário