quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

resenha postada pela Dominique do blog:

A_ESCOLHA_DE_CADA_UM_1281379541P.jpg (200×312)

Um livro com poder transformador, capaz de operar reflexões profundas no leitor e encantá-lo com sua magia. Conheça um livro raro, que lhe mostrará o caminho do amor ao próximo e, principalmente, o amar, o gostar de si mesmo.

"A Escolha de Cada Um" foi um dos livros que mais me surpreendeu, com um final espetacular e com uma história única. Confesso que demorei dois meses para terminá-lo e explico o porquê. O livro é dividido em duas partes. A primeira parte, eu devorei tão rapidamente, que quando me deparei com a segunda parte, que para mim, nada tinha a ver com a primeira, me decepcionei e comecei a ler outros livros. Mero engano.

Com a chegada das férias, olhei resignadamente para ele e disse: querido, desse ano você não passa, por mais que você tenha me decepcionado. Já ouviram falar na expressão: e tomou um tapa com a luva de pelica? Sim, foi exatamente isso que me aconteceu. Eu não somente li a segunda parte, como adorei o final que a autora nos preparou. Mas deixe-me falar um pouquinho da história, acredito que todo leitor, amante de livros vai se emocionar.

A primeira parte do livro fala sobre um personagem muito próximo a nós, leitores. Ele conta a história de um livro, que aliás, é narrado em primeira pessoa. A desventura do nosso precioso narrador, começa quando seu autor o lança ao público, mas diferente do livro anterior, este não é devidamente apreciado e alvo constante de críticas cruéis. O resultado é lastimável. O livro é esquecido e relegado as mais escondidas prateleiras de sebos. Seu autor entra em um depressão profunda, antes famoso por seu livro anterior, agora difamado pelo novo, que ele confiou tanto que teria o poder de transformar vidas.

Nosso querido livro narrador, aproveita os momentos para falar sobre os críticos literários, o cruel mercado editorial e o poder da mídia em derrubar ou levantar um determinado produto. Ele também nos conta, as histórias dos livros a sua volta, cada um com um significado especial, com uma função, mas todos querendo o mesmo destino: ir para as mãos preciosas de um leitor.

Certo dia, entra no sebo um senhor que vagarosamente passeia de estante em estante, folheando livros, lendo trechos, separando alguns, deixando outros. Nosso amigo livro, exulta, torce para que ele repare nele, lá no final do corredor, quase na última prateleira, escondidinho... e és que o instante de felicidade chega!

Eu poderia contar muito mais sobre a primeira parte e sobre a segunda também, mas acredito que somente você, caro leitor, tem o direito de embarcar e descobrir por si mesmo, os segredos que Regina Monge escondeu nas linhas desse livro. Convido você a lê-lo, tenho certeza de que não irá se arrepender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário