sábado, 6 de novembro de 2010

A Escolha de Cada Um

Entrevista publicada no blog: Faz de Conta:

http://fazdiconta.blogspot.com/2010/11/faz-de-conta-entrevista-regina-monge.html

Faz de Conta Entrevista: Regina Monge

Regina Monge, autora do livro 'A Escolha de Cada Um' conversou com a gente sobre a experiência de ter seu livro finalizado. Sua obra foi publicada com o selo 'Novos Talentos da Literatura Brasileira' e é um sucesso, desde então. Ela conta um pouco sobre suas preferências na literatura e sobre seus novos projetos. Para os fans da autora, tem novidades em breve! A autora pensa em levar adiante outros projetos literários. Estamos aguardando, Regina!



'Regina autografando seu livro A Escolha de Cada Um.'



1- Regina, como surgiu em sua mente, à idéia para o livro ‘A Escolha de Cada Um’ ?

Gostaria de dizer, antes de mais nada, que é um prazer poder conceder essa entrevista ao blog Faz de Conta e compartilhar um pouco da minha vida com todos os leitores que por aqui passam.

Aqui a história é longa (rsrsrsr)... eu já morava em São Paulo, no ano de 1991 e trabalhava na área de contabilidade, em uma indústria metalúrgica; era um ambiente de trabalho gostoso, porém muito tedioso, com uma rotina de atividades sem novidades, exceto as mudanças na legislação contábil.

Eu sabia que aquele tipo de trabalho não combinava com a minha personalidade e, num dia de pouco trabalho, decidi escrever um livro. Nos dias seguintes, dei início a esse projeto. Agora vem uma parte que muitos de vocês, leitores, não vivenciaram; peguei algumas folhas de papel sulfite e comecei a datilografar em uma máquina de escrever manual. Computador, naquela época, ainda era raro em muitas empresas. Tenho essas folhas iniciais guardadas até hoje, já estão amareladas pelo tempo, mas esse foi o começo de tudo. Comecei a digitar as palavras que foram formando as frases e, essas, dando vida à história; quando percebi, já tinha o personagem principal da primeira parte.

Escrevi umas trinta páginas e deixei arquivado por mais de uma década.

Muitas coisas aconteceram em minha vida nesse período e, em 2002, num dia tranqüilo em casa, veio o impulso para retomar o projeto e, com ele, a inspiração para a segunda parte do livro, sem o final ainda definido.

Registrei a ideia principal e arquivei o projeto por mais seis anos. Foi então, em 2008, que decidi finalizá-lo e recomecei a escrever. Muitas coisas mudaram, desde os primeiros registros, mas o eixo principal se manteve intacto, desde o início. Hoje entendo que não preciso esperar tanto para escrever mas, naquela época, havia outras conquistas para batalhar e tudo aconteceu conforme as minhas escolhas.


2- Em seu livro, podemos perceber um estilo de escrita pouco convencional. Você se inspira em algum autor?

Confesso que tudo foi acontecendo sem procura de referência de autor ou estilo, simplesmente fui escrevendo. Ao escrever o primeiro livro, ainda estamos buscando nosso estilo de colocar nossas idéias por meio de palavras no papel. Vem a publicação e começamos a receber os feedbacks; então, começamos a analisar as observações e exigências dos leitores.

Uns pedem mais pormenores da trama e/ou dos personagens, outro um maior número de páginas... assim acontece um grande processo, como a construção. É uma grande descoberta estou encontrando meu próprio estilo.

3- Quem são seus autores brasileiros preferidos?

A literatura nacional é vasta e rica, há grandes obras e escritores como Machado de Assis, Guimarães Rosa, Monteiro Lobato. Nelson Rodrigues, Álvares de Azevedo, Ariano Suassuma, Caio Fernando Abreu, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Cecília Meireles, Érico Veríssimo, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Raduan Nassar, a lista é grande....

Recentemente, finalizei a leitura da biografia da Clarice Lispector, escrita por Benjamin Moser, e neste momento, talvez ainda influenciada pela recente leitura, diria que é a minha favorita, simplesmente genial.

4- Em sua opinião, um livro pode mudar a convicção de alguém sobre um assunto?

Na minha opinião, sim, claro. Resta saber se a pessoa é propensa a mudanças, a transformações. Vivemos em um planeta em movimento e precisamos mudar o tempo todo, pensamentos, idéias, atitudes, conceitos, comportamentos, convicções...

Mudar não significa ou representa que estávamos “errados” em nossa visão a respeito de determinado assunto ou postura; foi aquele momento, já ficou no passado. O minuto seguinte já é outro contexto, mudar faz bem, é saudável, recicla nossa energia e contato com o Universo. Mudar não é imposição, é escolha!

5- Quanto tempo, em média, você levou até que a história estivesse finalizada e pronta para ir para a gráfica?

Desde que finalizei o projeto, no segundo semestre de 2008, enviei os originais para várias editoras e, em alguns casos, eu mal postava o original e, dois dias depois, recebia uma carta padrão, dizendo que o catálogo da editora para próximas publicações estava completo, para o próximo período de dois anos. Foi só no final de 2009 que consegui uma resposta positiva da Novo Século Editora, querendo publicar meu livro. Assinei um contrato em outubro e, no início de 2010, revisei o livro para publicação, e no final de julho ele foi lançado na livraria Saraiva.

6- A capa de ‘A Escolha de Cada Um’ parece ter um significado implícito e é convidativa ao ponto aguçar a curiosidade do leitor. Como foi o processo de escolha da arte da capa?

Normalmente, a editora cria a capa do livro para o autor e o autor aprova, no meu caso fiz o processo inverso. Como o livro é composto por duas partes e uma história ligada à outra, a capa era um grande desafio. Como criar algo com algum significado que pudesse representar as duas partes? Trabalhei com um design gráfico que conheço e faz outros trabalhos para minha empresa; chegamos a três opções finais de capa e apresentamos para a editora. A partir daí, a editora fez algumas solicitações para adaptação e chegamos a essa capa, com uma grande mensagem subliminar; você captou bem. Mas a interpretação do significado desse olhar cabe a cada leitor...


7- Como foi a sensação de ter sua obra publicada?

Entre escrever um livro e vê-lo publicado há um longo e lento processo, com muitos pormenores; tem a primeira revisão, a segunda, as opções de capa para escolher, definição de local e data de lançamento, e tudo isso já é muito gratificante.

Receber o livro impresso é um momento especial, sem dúvida, mas para mim o mais emocionante foi a noite do lançamento, na Livraria Saraiva, aqui em São Paulo. A emoção de ver meu livro em destaque no balcão da livraria, ver uma pilha exposta em uma ilha principal e as pessoas que começavam a formar filas para receber meu autógrafo; esse foi o momento mais emocionante, quando me senti, verdadeiramente, autora de uma obra.

8- Existe algum novo projeto em andamento?

Tenho três sinopses prontas que considero bem legais para começar a escrever. O difícil será precisar esse início; como minha atividade principal demanda muito de mim, sobra pouco tempo para a literatura e ainda estou no processo de divulgação de “A Escolha de Cada Um”. Mas vocês podem esperar por algo bem legal, a única certeza que posso prometer é que não vou demorar tanto para escrever como foi esse primeiro. Talvez eu inicie por um projeto que vai contar a história de uma personagem jovem, que em uma viagem para a Europa e em visita a um determinado ponto turístico, vai começar a sentir reminiscências de uma vida passada, vivida na Idade Média.

9- Você está lendo algum livro atualmente?
Sim, dois ao mesmo tempo e dois na fila. Como mencionei, acabei de ler a biografia da Clarice Lispector, estou lendo seu primeiro romance “Perto do Coração Selvagem” e na espera está “A paixão segundo G.H.” e releitura da “A Hora da Estrela”, ambos da autora.

Em paralelo estou bem no começo do livro “A Lógica do Cisne Negro”, de Nassim Nicholas Taleb, com uma instigante narrativa sobre as pessoas , no mundo antigo, convencidas de que todos os cisnes eram brancos, até se depararem com o primeiro cisne negro. É um livro profundo e relata o impacto do altamente improvável.

10- Que recado você deixaria para os leitores de ‘A Escolha de Cada Um’?

Gostaria de encerrar com um pedido: Se vocês tiverem a oportunidade de ler “A Escolha de Cada Um”, meu filhote primogênito, e gostarem do enredo, das mensagens e personagens, divulguem a seus familiares, amigos, a todos seus contatos na rede. Vamos ver se com essa corrente boca a boca, ele possa atingir o maior número de pessoas e , assim, cumprir sua missão.

Para quem quiser me escrever, para registrar sua opinião, perguntar algo, sugerir, deixo meu e-mail à disposição: autora_aescolha@terra.com.br e meu twitter: @ReginaMonge

Nenhum comentário:

Postar um comentário