Terça-feira, 14 de setembro de 2010
A escolha de cada um, Regina Monge
Hoje vou falar de um livro que veio parar em minhas mãos em um momento bem apropriado, escolher entre 2 caminhos, quando um vai mudar totalmente a sua vida e o outro é uma escolha segura, sendo que os 2 tem prós e contras é bem difícil. Não vou dizer que o livro me deu uma luz e a escolha ficou clara - isso não é verdade, ainda estou considerando, mas com certeza ajudou e foi uma ótima reflexão. O livro é dividido em 2 partes e vou apresentar e comentar ele assim também.
Parte 1
A 1ª parte é narrada por um livro - sim, um exemplar da 2ª obra do autor J. Hubert. O autor teve muito sucesso em sua obra de estréia, mas a fama cansou o cara, então ele resolveu parar de escrever e viajar com a esposa pelo mundo. 20 anos depois e muitos livros escritos e guardados - Hubert vê muito potência em um deles e resolve lançar - só que esse é massacrada pela crítica. Daí em diante acompanhamos um dos exemplares do tal livro em sua trajetória, primeiro largado em uma livraria e depois comprado e passado de mão em mão. Eu amei o narrador claro :) não poderia ser diferente eu amo livros, mas não é só por isso ...ele não é um livro qualquer ... é especial, a história dentro dele muda a vida das pessoas e isso é o que importa para ele - ele só quer ser lido. A personalidade do livro também conquista pois ele mantém o bom humor apesar das muitas dificuldades, ele é confiante e ótimo companheiro ... achei genial a ideia toda.
Parte 2
Na 2ª parte conhecemos Anna, uma mulher inteligente e trabalhadora (super workaholic). Ela trabalha em uma revista de negócios e esta no auge de sua carreira profissional, a ponto de ser promovida, mais do que merecidademente, mas como nem tudo é perfeito - a sua vida amorosa esta longe de ser satisfatória. Anna é uma ótima personagem feminina, é forte e independente, a narração foi bem desenvolvida - flui - me agradou bastante acompanhar a vida da protagonista pela maneira que foi apresentada. Anna é cativante, é humana. A vida dela era para ser perfeita por ainda ser jovem e bem sucedida, mas o coração partido a muitos anos afetou muito a sua maneira de se relacionar com as pessoas, ela criou um muro e agora com ajuda da família e amigos esta decidida a melhorar a sua qualidade de vida - só viver para trabalhar não esta funcionando mais. Ela resolve realizar a sua viagem dos sonhos e segue para Europa sozinha. Nessa viagem ela vai encontrar muito mais do que esperava e o leitor também pode fazer o mesmo (se quiser). O livro todo é bem positivo, esses dias em uma conversa estava sendo discutido como tudo esta cheio de maldade gratuita (TV, Cinema, Internet,...), posso afirmar que esse livro é diferente, claro nem tudo que acontece nele é lindo e perfeito (e isso é impossível mesmo) mas ao meu ver ele é do tipo para aquecer o coração. Apesar de não ser o tipo de história que costumo ler, a leitura foi ótima e no momento muito bem vinda, gostei muito dos personagens e a história me surpreendeu. Acho que qualquer leitor com a mente aberta pode tirar algo de bom dessa história, mas isso era para poder ser dito de qualquer coisa :). Recomendo!
- A escolha de cada um
- Regina Monge
- 157 páginas
- Editora Novo Século - Novos Talentos da Literatura Brasileira
- Ótima entrevista com a autora no Nossos Romances
- Blog Oficial
- Twitter da Autora aqui
Olá!
ResponderExcluirMeu nome é Gislaine, sou a administradora do blog Paraíso da Leitura paraisodaleitura.blogspot.com), e queria perguntar se você gostaria de formar uma parceria comigo para resenharmos ou até mesmo sortearmos um exemplar de seu livro no meu blog. Acho que assim divulgaríamos ainda mais o seu trabalho e a literatura nacional. O que você acha?
Aguardo contato,
Gislaine
gislainemotti@ig.com.br
Olá, terminei de ler hoje o livro A Escolha de Cada Um, da Regina.
ResponderExcluirO livro tem uma 1ª parte bem interessante porque mostra a visão de um livro contando uma estória.
Mas a grande descoberta desse livro está na 2ª parte.
Regina Monge consegue nos conduzir muito bem para a vida de Ana e a forma como escreve nos envolve tanto que queremos ajudar essa personagem.
A autora tem leveza nas palavras e há vários mágicos momentos descritos nessa 2ª parte do livro que fazem a gente se emocionar e 'viajar' com Ana para um universo mágico, desafiador, envolvente e encantador.
A autora também utiliza recursos poéticos de linguagem nessa 2ª parte do livro, o que torna a leitura muito agradável e envolvente na minha opinião.
Regina, parabéns!!
Parabéns pela iniciativa, pela criatividade e pela garra!
Foi um prazer conhecê-la.
SDS,
Daniela R. Teixeira