terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sorteio: A Escolha de Cada Um

O CoolturalBlog está fazendo uma parceria com a autora Regina Monge para o sorteio de 3 exemplares do Livro A Escolha de Cada UM.

Sorteio: A Escolha de Cada Um

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Foi publicada a segunda resenha sobre o livro A Escolha de Cada Um, por Ademar Júnior do blog Cooltural: http://coolturalblog.wordpress.com/

A Escolha de Cada Um

Publicado em por Ademar Júnior

Fazer escolhas é algo que faz parte da vida de todo mundo, e isso é algo que não tem como não generalizar. Sejam elas pequenas escolhas que fazemos até por ato reflexo, ou ainda aquelas que decidem todo o curso de nossa vida futura. Fazer uma reflexão sobre essas escolhas e as conseqüências que elas nos trazem é o que nos propõe esse livro aparentemente despretensioso de Regina Monge. A Escolha de Cada Um (2010) é um livro incomum da literatura contemporânea brasileira – trata-se de um lançamento da editora Novo Século. O livro funciona como desencadeador de reflexões, mas feito de forma criativa, principalmente pela forma como é narrado.

Logo de início o que mais chama a atenção é o narrador, que é um livro. Isso mesmo, mais um daqueles livros com narradores excêntricos, depois de Zusak usar a morte e Taty Ades o diabo, Regina usa um livro para narrar suas desventuras até se torna um best-seller. Aqui o livro ganha sentimentos e emoções bem parecidas com as nossas, fazendo com que funcione como uma alegoria, mas pode também funcionar como um marketing para o próprio livro e para o hábito da leitura. Talvez isso seja fruto da formação da autora que é comunicóloga e especialista em marketing e produção editorial. Mas não é só isso, porque talvez ficasse muito estático um livro de 160 páginas narrando apenas a “vida” de um exemplar de um livro. Então A Escolha de Cada Um (Novo Século, 160 pág.) ganha uma segunda parte, que segundo a autora veio como inspiração dez anos após ter a idéia de escrever a primeira.

Quem nunca se deparou com uma história que girasse em torno de determinado livro e ficou curioso pra saber do que se tratava seu conteúdo? Então essa é a grande jogada da autora aqui, pois é exatamente disso que se trata a segunda parte do livro. Na primeira parte ficamos conhecendo o livro esquecido do famoso e falecido autor J. Hubert até que um dia é descoberto por uma jornalista e se torna fenômeno mundial. Daí a segunda parte nos traz a história que esse livro-narrador carrega consigo e que acaba encantando a todos. Com o título de Um Novo Tempo(que parece ser o título do livro-narrador-personagem) entramos na vida de Anna, uma mulher que está no auge de sua carreira, mas mesmo assim não está feliz com sua vida pessoal, que se encontra bloqueada para o amor por conta de traumas passados.

Quando surge então a oportunidade de viajar para Petra, na Jordânia, cidade dos seus sonhos, ela se ver diante de uma nova experiência que irá marcar a mudança de toda sua vida. Ela conhece John e com ele vive um romance rápido, mas que parece firme demais. John mora em Nova York e esse é o único empecilho para o romance dos dois, alguém terá que abrir mão do seu lugar de origem para se doar ao outro e viver um grande amor. Porém nem tudo sai como esperado, Anne tem que fazer uma escolha difícil para no fim se deparar a maior das imprevisibilidades. O romance permeia o sobrenatural e o espiritualismo universal em determinado momento, mas não faz proselitismo barato, apenas nos insere em um assunto pouco comum e que é bastante curioso. Quem nunca se perguntou se coincidências realmente existem?

O livro se encerra com um final aberto, mas explicado pelo narrador, algo que mostra transcendência daquilo que ele carrega. Não digo que se trata de um livro de auto-ajuda, mas sim de um livro que desperta reflexão e nos permite acordar para momentos sublimes como esses em que temos que decidir. Além de uma bela história, é possível desfrutar de uma viagem psicológica pela vida dos personagens e na nossa própria vida pessoal. Não há quem não se identifique com pelo menos um dos setores afetados na vida dos personagens e é isso que irá garanti sua leitura até o fim.

É uma leitura mais que recomendada a todos, mas a escolha é de cada um.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010


Editora Novo Século na 21ª Bienal do Livro de São Paulo

No último domingo, dia 22 de agosto, foi encerrada a 21ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, com recorde de público.
O estande da Editora Novo Século contou com vários autores que encerram o dia autografando seu livros.

Autores: Regina Monge com os autores Allyson de Matos e Suley Buriasco.



sábado, 21 de agosto de 2010

Foi publicado a primeira resenha do livro A Escolha de Cada Um - pela Liliane Cristine do blog Nossos Romances.


Postado por Lili |

http://www.nossosromances.com.br/

A Escolha de Cada Um nos ensina a reconhecer nossas limitações, nossos problemas, e nos impulsiona a ir ao encontro das soluções, buscar as oportunidades que a vida nos oferece. Alerta-nos para combatermos nossa inércia, nosso amortecimento, pois eles nos imobilizam, impedindo-nos de enxergar acontecimentos importantes. Esquecer o passado e ir em busca de nossos sonhos, nossos ideais. Ensina também que a existência continua, mostra um caminho iluminado, deixando-nos ver os obstáculos a superar. Dá a todos os mesmos direitos: à felicidade, ao sucesso, ao amor. Ele nos ensina a fazer escolhas. Escolhas certas. É um livro instigante, porque mistura realidade cotidiana com trechos totalmente surrealistas, História; e fala, acima de tudo, sobre o amor e seu poder de transformação.

***


Após a leitura o que posso dizer caro leitor do Nossos Romances senão que o livro é uma bela surpresa? Tanto a história, os personagens, a mensagem transmitida, muito embora a experiência não possa ser adquirida da noite para o dia. Mas, que nos impulsiona a refletir a vida, as nossas escolhas e a coragem de mudar! Eu estou ainda deslumbrada com o que li...

A forma como a autora Regina Monge dividiu o livro é simplesmente genial! Eu não vou dizer para não estragar a surpresa, mas com toda certeza o leitor se surpreenderá com a originalidade do tema e criação da autora. E não se engane pela capa, o livro não é auto-ajuda! Apesar de motivar a reflexão, ele engloba de tudo um pouco, desde romance, drama, surrealismo, espiritualidade, enfim, instigo você a ler e descobrir!

Em suma, o livro tem uma linda lição de vida, com uma viagem fascinante através do nosso mundo interior. Enfatizando a importância de nossas escolhas e que somente através do amor alcançamos o nosso verdadeiro propósito. E afinal o que queremos é ser felizes não é mesmo? E se o caminho que escolhermos não nos levar a isso, então algo tem que ser mudado! E isso, dependerá somente de nós e de nossas escolhas! Como a própria autora cita no livro: "A grande lição é crer em todas as possibilidades oferecidas pela vida e ter a coragem de fazer nossas escolhas."

Para terminar, não poderia deixar de citar um trecho do livro, tem muitos, mas somente para uma pequena degustação literária, deixo com vocês um diálogo entre os personagens Anna e John:

"Enquanto percorriam seus corredores, admirando e comentando suas valiosas e belíssimas obras, John e Anna também aproveitavam para conversar.
- Você já parou para pensar na vida como uma tela em branco, na qual se vai pintando o seu transcorrer? Na infância, você dá as primeiras pinceladas, na adolescência começam a aparecer os traços, na idade adulta começa a dar forma às imagens e na velhice tem a obra inteira, por completo... Não é magnífico isso? Nós podemos criá-la, desde o iníncio - comentou John.

- Isso é muito profundo, nunca a imaginei dessa maneira. Somente às vezes temos o total controle das tintas e das formas registradas nessa grande tela. Mas, talvez, faça algum sentido. Eu agora estou colocando forma na minha tela, estou moldando-a, e posso dizer que ela está ficando linda! - completou Anna.

- A vida é isso, uma obra de arte, porém simples de executar: cada um, com o talento recebido, pode pintá-la. Mas as pessoas querem fazer algo complicado e acabam borrando tudo, estragam sua obra de arte. Viver é simples, conviver é mais simples ainda. Basta deixar-se levar e não interferir nos direitos do outro, respeitar a pessoa ao lado, seus defeitos, suas qualidades, suas emoções, seus prazeres, enfim, tudo. Cada um é cada um, e somos todos diferentes ..."

Ainda preciso dizer que esse livro será lido e relido por mim muitas vezes?
Com toda certeza recomendo!

Sobre a autora

Regina Monge nasceu em 1967, na cidade turística de Águas de São Pedro, interior de São Paulo. Em 1987, mudou-se para a cidade de São Paulo, onde vive até hoje. É comunicóloga, formada em Comunicação Social, com especialização em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. Tem MBA em Marketing pela ESPM e Especialização em História e Linguagem do Cinema pela PUC-SP. Desde adolescente sentiu-se atraída pela leitura; no início, teve sua curiosidade despertada pelas biografias dos grandes líderes; em seguida, começou a escrever suas primeiras poesias, deixadas de lado pela correria da vida. A ideia da primeira parte de A Escolha de Cada Um surgiu no início dos anos noventa. Memorizou-a pelo período de dez anos quando, de repente, começou a receber uma nova inspiração para a segunda parte. Este livro também faz parte desses mistérios do Universo, que só o tempo explica. Para ele existir houve um longo processo, porém a autora teve coragem de fazer sua escolha.


E-mail da autora: autora_aescolha@terra.com.br

http://aescolhadecadaum2010.blogspot.com/


http://twitter.com/ReginaMonge

domingo, 15 de agosto de 2010


Domingo dia 14/08, encerrando a primeira semana da Bienal do Livro, o estande da Editora Novo Século recebeu os autores do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, criado em 2005.

O selo tem por finalidade lançar novos talentos brasileiros no mercado editorial, proporcionando a cada um deles a oportunidade de ter o seu livro publicado dentro dos padrões editoriais e distribuído nas melhores livrarias, celebrando uma nova geração de autores nacionais.